Funções Customizadas - Lista de vértices em HTML

Olá pessoal, recentemente um colega postou uma questão no grupo da Comunidade QGIS Brasil (http://qgisbrasil.org/ e qgisbrasil@googlegroups.com) que achei muito interessante e me coloquei a investigar. A questão foi colocada nos seguintes termos:

"Gostaria de saber se existe alguma possiblidade de gerar uma tabela de coordenadas de cada vértices de um polígono, PORÉM, sem ter que ficar extraindo vértices (pontos) do poligonos ou usar a ferramenta que cria memorial descritivo (Azimuth and distance Calculator) A intenção é fazer com que a tabela de coordenadas, no compositor de mapas, se altere sozinha na medida que eu for alterando o poligono na edição. Acho trabalhoso ter que alterar o poligono e depois ter que extrair os vertices, inserir campos de X e Y, salvar shp com esses pontos e depois configurar tudo novamente para alimentar a tabela no compositor. Existe alguma alternativa nesse sentido? Um quadro de coordenadas com os vértices atualizados diretamente do poligono?" 

 Para solucionar tal questão analisei a possibilidade de usar o python para criar a lista, já em formato HTML, e usar as possibilidades de renderização do QGIS. O resultado deste estudo está disponibilizado no arquivo a seguir, bem como um material que orienta como usar (neste primeiro momento em apresentação, em breve farei em vídeo).

Arquivo da função



Hebert Guilherme de Azevedo - Consultor em Geotecnologias 
Adquira nosso curso sobre customização de formulários no QGIS pelo link https://www.udemy.com/course/customizacao-de-formulario-qgis/?referralCode=C4191B7F6339523504BC 
Veja nossos cursos na plataforma Udemy: https://www.udemy.com/user/hebert-azevedo-2/ 
Inscreva-se e acompanhe nosso blog: http://bit.ly/2CL63UZ 
Inscreva-se e acompanhe nosso canal Youtube: http://bit.ly/2J0H2Wa 
Curta e acompanhe nossa página no Facebook: http://bit.ly/2yGErMp 
Acompanhe nosso twitter: https://twitter.com/consultorgeo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Apoiadores, Obrigado!

Legenda Numerada no QGIS