Campanha de financiamento: QGIS Dashboard

Prezados,

Em janeiro deste ano foi apresentado, durante o QGIS Open Day, a solução de dashboard no QGIS, que pode ser acessada neste link https://youtu.be/94CReK4BgoE. Dashboard são visualizações dinâmica de dados, permitindo análises rápidas e fluídas. Agora o desenvolvedor da solução está com uma campanha de financiamento coletivo, visando financiar a finalização do desenvolvimento e disponibilização para a comunidade.

O site nosolosig divulgou maiores detalhes sobre a campanha, no link https://www.nosolosig.com/noticias/1214-campana-de-crowdfunding-del-complemento-qgis-dashboard.

Para ajudar a financiar o desenvolvimento da ferramenta deve-se manifestar o interesse, por meio do formulário contido no link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdnl8fIdDy2UGkzgVrYum8Pob-ppzesmM5-_qvADIdyXvo-FQ/viewform?usp=sf_link entre os dias 19 de abril de 2021 até 28 de maio de 2021.

Com os valores arrecadados serão desenvolvidos os seguintes itens:

O que vamos construir? O objetivo do plugin é permitir a construção de dashboards compostos por texto e painéis gráficos. Os painéis serão interativos, eles responderão às interações do usuário, especificamente a seleção de entidades da camada principal escolhida.

Aqui estão onze características mais salientes do desenvolvimento proposto:

* Interface amigável que permitirá a criação e configuração de painéis na tela do QGIS

* Suporte para exibição de valores e gráficos múltiplos

* Consultas a atributos, estatísticas e consultas espaciais. Os painéis de texto e gráficos terão várias opções de consulta, desde o retorno do valor da tabela de atributos, realização de cálculos estatísticos até consultas espaciais * Opções de consulta espacial de acordo com o tipo de geometria da camada. Por exemplo, número de entidades selecionadas, entidades contidas na seleção (camada poligonal), entidades distantes da seleção (ponto e linhas), entidades na extensão do mapa, entre outras

* Atualização interativa de painéis em resposta às seleções do usuário

* Controles para organizar painéis na tela. Ferramentas para colocação preliminar de painéis nas bordas da tela. Capacidade de mover painéis arrastando

* Configuração do estilo dos painéis: Tanto os painéis de texto quanto os gráficos terão vários estilos pré-definidos, além da opção de personalizá-los modificando as cores do fundo, partes do gráfico, texto, tamanho da fonte, entre outros.

* Capacidade de incorporar ícones a painéis de texto. O usuário poderá selecionar e incorporar ícones svg nos painéis de texto, bem como definir a posição em que estarão localizados.

* Implementar outros gráficos além dos já mostrados

* Transparência. Controle para atribuir transparência, de visível a oculta, para que os quadros não ocultem o conteúdo do mapa

* Visível na composição do mapa (impressão)
Fonte: NOSOLOSIG

Não deixe de participar desta campanha para valorizar o trabalho e a iniciativa do desenvolvedor do plugin, e para que tenhamos esta funcionalidade de grande relevância para comunidade. O software livre é construído e desenvolvido por sua comunidade, que somos nós. Participe!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Apoiadores, Obrigado!

Legenda Numerada no QGIS